domingo, 27 de dezembro de 2009

Canção para encantar?

Tem dias que a gente quer falar, expressar diria, mas não encontra forma de fazê-lo. Então, como medida de acalentar os ânimos, o que fazemos? Obviamente nos colocamos debruçadamente em nossas canções preferidas. E, como idiotas, ficamos buscando algum verso que nos sirva. Mais uma vez é óbvio que vamos encontrar algo que nos apazigúe, afinal estamos à flor da pele, qualquer palavra em tom de conselho vai servir.
A coisa é tão imbecil que às vezes o contexto musical é um completamente diferente e estamos nós lá acreditando que aquela música quer falar por nós. Lembro da múscia tema do filme sobre São Fransciso Fratello sole, sorella luna. Há um verso da música principal, o primeiro, que diz: Dolce è sentire come nel mio cuore, sta nascendo amore. Muita gente, quando está à princípios de apaixonamento, ouve essa música tão para si que acredita que o tal do “amor” está brotando mesmo, quando na verdade o amor relatado na canção é um outro muito diverso daquele do coração apaixonado.
Música, amor e paixão são coisas indissociáveis. É impossível pensar uma paixão sem que haja uma musiquinha por trás que a respalde. Amor a mesma coisa. E não importa em que estágio estejamos no relacionamento, pode ser no começo, no meio (talvez menos) ou no final dele, e até mesmo após anos de uma ruptura... que sempre haverá uma canção para sofrer, viver ou recordar.
Quem nunca encarnou algum personagem de alguma música brega para se sentir o amante da vez¿
E quando há traição.. e quando o namoro era sólido e de repente acabou, mas algo ficou... e repentinamente também surge Amy cantarolando Tonight with words unspoken, you said that I'm the only one... O coração não resite, pode até irromper em prantos.
Mas se junto com a traição, que seja, vem também o ódio.. nada melhor que Soraya Arnelas: Márchate y llora por mí.. Has perdido tu oportunidad, me engañaste... y ahora tendrás que sufrir.. porque ya no quiero verte más… E lá, espremidinho em algum lugar da enorme letra, a gente encontra a maldição, a praga que do fundo do coração desejaríamos ao outro Por mí te puedes ir al cuerno, basta ya de tus mentiras y tu falsa forma de amar… cocínate en tu propio infierno sin mi amor.. anda llórale a ella y trágate tu dolor.
É indissociável, quando se apaixona, nunca mais as músicas são as mesmas. Até o ursinho pimpão se torna o protagonista do amor.
Mudaram as estações, nada mudou.... Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar.... mas nada vai conseguir mudar o que ficou..... Isto lhe soa familiar¿
Em casos de finais de relacionamento dosados com muito orgulho, recomendo que escute Shalim, aquele que é capaz até de esquecer o nome da pessoa a quem o amor devotou: tu recuerdo se me fue, tu fragancia se alejó, ya no quiero verte y si te encuentro por ahí la mirada bajaré y me alejaré de ti... poco a poco también tu perfume olvidaré y tus besos sin amor de mi piel arrancaré. Perdón se me olvidó tu nombre.. no sé si era María, Encarnación tal vez Mariana, se me olvidó decirte que si logré olvidarte tu querer no vale nada.
Mas se no final você ficar perdido, ouça Diego Torres, suas belas letras em tom de oração ajudarão: Que no me pierda en la noche, que no me encuentre confundido en el canto del que adula y que sólo juega conmigo. Que no me pierda en el aplauso indiferente de esa gente que aparenta conmigo, que no me pierda en un mundo que no entiende que ha vendido ya su alma y sentido, que la vida vale la pena.
Seguindo no ramo latino e aproveitando que ela está começando a ficar famosa no Brasil, Julieta Venegas também pode aconselhar para os diferentes estágios da paixão. Se você ama de verdade e está disposto a levar para casa o pacote completo do amor: um namorado inteligente, bonito, mas nada romântico, às vezes, apático. Se mesmo assim, você o aceita como é, vamos de Limón y Sal: Yo te quiero con limón y sal, yo te quiero tal y como estás, no hace falta cambiarte nada, yo te quiero si vienes o si vas, si subes y bajas y no estás seguro de lo que sientes.
Caso contrário, você nota que não dá.... que a insensibilidade dele é grande demais, e acredita que você nunca seria capaz de abandonar um amor, aquele acreditado ser o da vida inteira, o que todos nós buscamos, e você compreende que ele não é suficiente para os dois, pegue suas malas e parta: No voy a llorar y decir, que no merezco esto... porque, es probable que lo merezco, pero no lo quiero, por eso... Me voy, que lástima pero adiós.. me despido de ti y me voy, que lástima pero adiós, me despido de ti.
Afinal, a esperança não deve acabar por um amor que não deu certo, sempre há algo para a gente: Porque sé, que me espera algo mejor, alguien que sepa darme amor, de ese que endulza la sal y hace que, salga el sol.
E quando você quer conquistar uma donzela em seu palacete, aquela que não sai de casa se você não a levar em um carro de luxo.. e você é um pé-rapado... O que fazer? Cante-lhe isso: Sabes que para darte tengo poco, quisiera fuese el mundo aunque ni modo. Pero puedo llenarte los oídos de todas mis canciones, no son mucho, las hice a punto de ilusiones. Y si tu corazón no ve mi oferta, te ruego no veas indiferencia, paciencia es que mi amor es luz de luna, suavecito pero alumbra los rincones donde tienes el alma oscura
Si me quieres dímelo, dímelo..
Amor e amizade são conceitos muito próximos, não é à toa que em latim clássico a palavra “amor” também servia para designar amizade. A poesia trovadoresca também fez isso, quando o amado escrevia suas cantigas de amigo.. na verdade queria insinuar o seu amor. Hoje, quantas vezes não dizemos aos nossos pais que vamos visitar um amigo, quando na verdade há muito mais nessa amizade¿ É com este caráter que podemos interpretar a canção imortalizada por Marikena, a Edith argentina. Cuando un amigo se va queda un espacio vacío que no lo puede llenar la llegada de otro amigo, Cuando Un Amigo Se Va Galopando Su Destino Empieza El Alma a Vibrar Porque Se Llena De Frío.
Na ausência de um amor, as músicas também estão às voltas.... o silêncio amoroso também tem significado.. um poderoso significado ... e você vai pensar que é solidão.. e vai chorar muito ao ouvir : La soledad es algo asi, como buscar y no tener con quien estar. La soledad es algo asi, como querer y no saber por que llorar. Es un amante en el anden que mueve el brazo tras el tren, como intentando dibujar su soledad...
Pára de tristeza, vamos seduzir, vamos ser Bitch, Britney... waiting for tonigh... Afinal, a sedução é uma poção muito perigosa.. Todo quema y mi corazón, que se agita a mil por hora y yo perdiendo el control. Seducción, peligrosa poción que me envenena el cuerpo, me pone al descubierto, amor. Sin defensas, estoy tan propensa al pecado de tu boca, que todo esto provoca en mí.
Mas se você não é do tipo galanteador, de arrasar corações... fique em casa ouvindo sua estação favorita.. aposto que as músicas lhe farão outro sentido. Expiremente uma MPB, aposto também que, dentro em breve, reconhecerei algum fragmento do seu nick no msn...

Um comentário:

  1. Adorei, sério, a coisa é bem assim mesmo!
    O senhor esta entendido de música hein!

    ResponderExcluir